Por dentro da TORRE EIFFEL

Você sabia que um dos monumentos mais aclamados do mundo nasceu de uma competição no melhor estilo Project Runway?! Não?! Pois então.

por-dentro-da-torre-eiffel

Fig. por Impassemag

Em 1889, o Governo da França realizou uma Exposição Universal que decorreu nos meses de maio a outubro daquele mesmo ano afim de celebrar o centenário da Revolução Francesa.

Estima-se que cerca de 28.000.000 pessoas visitaram o Palácio das Belas Artes e o Palácio das Artes Liberais naquele ano e se deleitaram com os diversos pavilhões que faziam alusão á cultura e arquitetura presente nos países ao redor do mundo.

Ok, mas até aí o que essa belezinha acima tem a ver?! Bom, com o planejamento da exposição a todo vapor foi anunciado pelo governo francês um competição para um monumento que seria construído no Champs des Mars e bem no centro parisiense.

Um luxo total! Centenas de arquitetos se inscreveram, porém apenas um foi escolhido pelo Comitê do Centenário. Gustavo Eiffel saiu de lá com um feito que marcou a humanidade e escreveu seu nome na história para todo o sempre.

image

A Torre Eiffel ( lê-se: Eifél) foi inaugurada em 31 de maio de 1889 e foi construída para ser um monumento temporário, acredita?! Quando o contrato de vinte anos do terreno onde foi exibida a Exposição Universal se expirasse com ele viria a demolição da tão icônica torre, porém isso não aconteceu devido a uma antena de transmissão de rádio que foi instalada posteriormente em sua construção. Uma salva de palmas para quem a colocou ali!

Com o passar dos anos, diversas mudanças estruturais foram realizadas afim de preservar o monumento e o tornar cada vez mais turístico. Sorte a nossa de poder aproveitar tudo isso!

O melhor jeito de se conhecer um local é mergulhar fundo em sua história, formas e cores. Agora que já sabemos um pouco sobre o porque e como ela foi idealizada que tal fazermos um tour pela torre de ferro e ver cada detalhe?! #partiu

 São três níveis de visitação onde cada pilastra fixa ao chão é um ponto de acesso que se unifica no primeiro piso. 

Do solo até o primeiro andar a subida pode ser feita através das escadas, nas laterais da torre, ou pelo elevador panorâmico.

O primeiro piso está a 57 metros de altura e foi todo revitalizado. Com a nova mudança o chão passou a ser de vidro de onde você pode ver Paris sob seus pés.

Você já reparou que existem nomes ao redor da torre?!


imageExistem cerca de 72 nomes de cientistas, engenheiros e pessoas notáveis da França que receberam uma homenagem de Gustavo Eiffel.

Outra curiosidade é que no início do século XX, estas transcrições foram cobertas com tinta, porém em meados de 1987 foram restauradas.

No segundo andar o afunilamento se torna bem óbvio e perceptível. Natural…

A vista é um lindo tapa na cara da sociedade e apesar da grande concentração de pessoas não deixe dar uma volta inteira no andar. Vale a pena…

image

Em sua maioria, os principais pontos turísticos de Paris são grandes a ponto de serem vistos de longe. Do alto da torre é possível avistar bem ao longe a Sacré-Couer, o Arco do Triunfo, Notre Dame, dentre outros. Não deixe de procurá-los! 

O terceiro andar é estupidamente alto! A ponto de prender a respiração a primeira vista. Também pudera são 324 metros que o distam do chão.

Para chegar a esse ponto somente pelo elevador. A vista compensa …

image

O landscape de Paris é belíssimo e merece ser apreciado de diferentes formas e ângulos. A Torre Eiffel, ou como carinhosamente é chamada por seus conterrâneos, Dama de Ferro, traz uma experiência inovadora onde cada andar oferece uma perspectiva diferente da cidade.

Deixe anotado em sua agenda: Uma segunda visita também é válida!

Chegou agora?! Não deixe de conferir mais algumas informações fundamentais sobre a atração em PARIS e sua Torre Eiffel.

Au Revoir, 

assinaturablog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s