EUA e seu 4 de Julho

Processed with VSCO

Você já ouviu falar sobre o 4 de Julho?

Dia de festa e de celebrar com muitos fogos de artifício o nascimento da nação americana. O país todo entra em festa vestindo as cores de sua bandeira!

A história por trás deste feriado nacional nos leva á 1776 quando, após longos 20 anos de luta, foi enfim assinada a Declaração de Independência dos Estados Unidos fazendo com que eles deixassem de ser súditos do Império Britânico que havia instalado o caos ao instituir uma série de novos impostos que viriam a prejudicar o crescimento econômico, o comércio e que violavam os direitos americanos como súditos da Coroa uma vez que os mesmo não tinham qualquer participação no parlamento.

1776 foi o ano lendário em que os representantes das 13 colônias votaram pela primeira vez  com unanimidade e a favor desta causa e assim deu-se início a Guerra da Independência.O combate durou sete anos e só acabou quando os Estados Unidos, já soberano, declarou sua vitória em meados de 1781. 

Mas saibam que após tantos anos de luta o reconhecimento como país independente só veio dois anos depois com o Tratado de Paris que punha fim á guerra e aceitava os Estados Unidos como país autônomo. 

A consequência de tantas batalhas, vitórias e baixas ao longo de sua história foi que os Estados Unidos se tornou um país patriota com suas pessoas apaixonadas por sua pátria.

É um verdadeiro choque cultural vir para um país de patriotismo exacerbado quando se viveu a vida toda em um país sem amor algum á sua pátria-mãe. Eu sempre soube que os Estados Unidos era um lugar extremamente ligado á sua nação, porém, só fui entender a extensão deste amor quando pisei em solo americano. 

Não é exagero dizer que dentre 10 casas pelo menos 8 possuem a bandeira americana flamulando em sua entrada. Aqui no Sul ainda é comum ver algumas casas com a bandeira dos Confederados em sua porta mesmo ela sendo “mal vista” devido aos ideais escravatistas que defendiam durante a Guerra Civil.

Ouviu o hino nacional? Pare tudo o que está fazendo, tire seu boné e fique em pé! Os americanos se mobilizam pelo hino e acham ofensivo quem não se junta a mobilização também. Nos primeiros jogos de baseball a que assisti  foi impressionante o silêncio por trás do hino entoado ao vivo e ver como todos os presentes no estádio estavam de pé com a mão no peito. Também achei cômico quando, em outra data, ao chegar atrasada para o jogo e me encaminhar para a bilheteria de repente tudo parar. Sem brincadeiras, todos que estavam ao lado de fora do estádio se encaminharam até o portão e ficaram parados olhando bem … para o nada enquanto o hino soava pelos auto falantes.

Outro exemplo?  É extremamente comum ver pessoas vestindo roupas que remetem a bandeira ou ao país como se vivessem eternamente em Copa do Mundo e os mercados venderem itens como guirlandas, roupas e itens decorativos durante todo o ano.

Processed with VSCO with g3 preset

Decidimos passar nosso primeiro 04 de Julho em Rome e não sendo suficiente um feriado em plena segunda feira sob um sol de mais 30 graus as comemorações se deram por todo o final de semana que sucedeu o feriado havendo pela cidade shows, barbecues, fogos de artifício e ruas enfeitadas. Tudo muito americano.

Acabamos comemorando a independência em um jogo de baseball entre Rome Braves e Greenville Drive ( um time da Carolina do Sul). E após uma vitória apertada  dos Braves fomos contemplados com uma linda queima de fogos de artifícios azul, vermelho e branco. 

God Bless You,

assinaturablog

 

2 comentários sobre “EUA e seu 4 de Julho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s